Mais Vistos

Posted by : Lucas Iglezia terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"O princípio da aventura permite-me fazer a Fotografia existir.
 De modo inverso, sem aventura, nada de foto."
Roland Barthes

     Essa frase pode se aplicar bem para muitos fotógrafos. Mas ela combina muito especialmente - como hambúrguer com batatas fritas - com o fotógrafo renomado Stevie McCurry. O cara é o fotografo internacional com maior renome hoje em dia, já viajou por diversas zonas de conflitos registrando-as e ganhou o prêmio Robert Capa de melhor reportagem fotográfica no exterior.

     Por certo vocês o conhecem! não? ah, mas aposto que conhecem essa foto abaixo:

Publicada em junho de 1985, é a "fotografia mais reconhecida da história da National Geographic".

     Sim, essa foto todo mundo conhece né não? a famosa imagem da menina afegã foi feita na década de 80, em plena invasão soviética no Afeganistão, ganhando o título de melhor capa da National Geographic inclusive. McCurry conseguiu retratar a beleza que pode ser encontrada mesmo na guerra através do rosto e expressão da garota, além das cores vibrantes do filme utilizado.

     - Cores do filme? isso não foi um tratamento ou algo do gênero??? 0-0

Esses são positivos de um rolo slide Kodachrome.
     Não. Steve McCurry ficou conhecido - além do trabalho minucioso com pessoas, suas vidas e emoções - por trabalhar com o famoso Kodachrome, um filme slide feito pela Kodak que possibilitava uma gama de cores forte, uma vibratilidade e saturação incríveis. Tem como peculiaridade seu negativo ser, na verdade, um positivo: as fotos saem no rolo do filme assim como o objeto fotografado é, e não o inverso das cores.

     McCurry teve, por sua fama usando esse filme, a oportunidade de bater o último rolo de Kodachrome produzido (sim, a Kodak parou a produção desse filme, para pesar geral). Pode ser conferido nesse link.

     Entre outras coisas, seu trabalho é espetacular. A essência dos objetos enquadrados por suas lentes ultrapassa a barreira do 2D do plano fotográfico e nos capta os sentimentos. Tive o cuidado de organizar imagens em uma boa resolução para que vocês possam analisar minuciosamente o trabalho desse gênio da fotografia que, mais do que isso, trabalha a emoção e pode ser considerado, sim, um gênio do olhar.




Deixe Um Comentário:

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Ethos 13 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -