Mais Vistos

Posted by : Lucas Iglezia terça-feira, 21 de maio de 2013

Fotografia e design das Pin-ups
 
Não é de hoje que vemos fotografias e vídeos eróticos. Esta forma de arte remonta desde os tempos antigos, quando se fazia estatuas e representações pictóricas de festivais de fertilidade. Mais para frente temos representações realistas de mulheres nuas, já no Renascimento e, posteriormente, fotos, filmes e uma infinidade de outros movimentos evidenciando o nu, sensualidade e erotismo.
Figuras como a acima eram usadas para representar, de forma humanizada, a fertilidade antigamente
 
Foi em meados da década de 40, porém, que a arte erótica encontrou sua popularização. O termo Pin up surgiria através da primeira manifestação dessa forma artística, usada como ilustrações de calendários que ficavam pendurados em oficinas, porões, quartos e até barracas de guerra dos rapazes. Posteriormente a arte sairia dos calendários para ser produzida também em forma de pôsteres, cartazes, cartões e, por fim, ganharia as revistas de público masculino.

Um exemplo de pin up de calendário
Mas, afinal, quem seriam essas tais Pin ups? Muitas eram fotografias de celebridades da época, consideradas como sex symbol para os rapazes. Entre elas podemos citar Betty Grable, que ficou muito famosa nas telas e paredes dos Yankees.

As pin ups eram também representadas como desenhos, baseados tanto nas celebridades como também no que era o ideal de mulher sexy na época. Um exemplo antigo pode ser encontrado nos trabalhos de Charles Dana Gibson, representado pela Gibson Girl. Outros artistas que contribuíram para a arte das pin up foram Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.

Acima, trabalhos de Gibson, Frahm, Vargas, Petty e Elvgren

O sensualismo das pin up foi tão grande dentro da cultura norte americana que acabou se espalhando para o resto do mundo, e sobreviveu até os dias atuais. Temos, por exemplo, o trabalho do artista Rion Vernon, que mescla o estilo vintage com os cartoons atuais. Confira abaixo alguns trabalhos dele.

Também no meio da moda, dança e musical, encontramos referências às garotas dos anos 40/50. Dita von Teese é uma das maiores expoentes do vintage e da arte burlesca (tipo de apresentação teatral, consistente de paródia ou sátira, muitas vezes utilizando de strip-tease). Foi von Teese, aliás, quem reinventou a estética pin up.

E você, o que acha desse estilo? prefere as pin ups old school ou new school? Adotaria o estilo pin up? Mande fotos de trabalhos que possuírem sobre o tema para nós através do endereço ethostreze@gmail.com.br.
 
Até terça que vem, com mais arte visual para vocês!

Deixe Um Comentário:

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Ethos 13 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -