- Voltar »
- PeB ao Colorido »
- P&B ao Colorido #22
Posted by : Lucas Iglezia
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Fala pessoas!
Depois daquele papo cabeça da semana passada, vim dar uma colher de chá (expressão antiga pacas) e fazer uma galeria legal para nos entretermos. Hoje vamos falar sobre um dos maiores fotógrafos contemporâneos do mundo, premiadíssimo, representante especial da UNICEF.... e brazuca!
Sebastião Salgado, nascido em 1944 e mineiro de Aimorés, retrata em suas fotografias os olhares dos excluídos, fazendo crônicas das pessoas esquecidas pela sociedade, focalizando a miséria e, ainda assim, a beleza de tais pessoas. Ele consegue captar a alma e o sentimento das pessoas e ações retratadas em suas obras. É de uma extrema sensibilidade, acima da técnica aliás!
Começou a fotografar na década de 70, já com seus 30 anos, tomando emprestado a câmera de sua mulher. De lá para cá não parou de ganhar prêmios - praticamente todos as premiações fotográficas que existem - e de expor seu trabalho dentro e fora do Brasil. É renomado pra caramba, considerado um dos maiores fotógrafos do mundo. Já passou por lugares como, nada mais nada menos, a agência fotográfica Magnum, liderada pelo pouco foda Robert Capa, e com ilustres participantes como Henri Cartier-Bresson, David Seymour e George Rodger (acho até que essa agência merece um post hein?).
Sebastião Salgado também contribui generosamente com organizações humanitárias como a UNICEF, OMS, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e a ONG Médicos sem Fronteiras.
Falta mais algo pra dizer como o cara é dez? sim, faltam suas fotos. Dá uma conferida ai!
"Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições
não seja a mesma ao sair"
não seja a mesma ao sair"
- Sebastião Salgado



