- Voltar »
- Mundo Geek »
- Mundo Geek #05
Posted by : Lety Escobar
sábado, 5 de maio de 2012
"Gêmeos, Gênios do Grafite"
Para iniciar o mês de Maio o Ethos 13 resolveu abordar o tema "Artistas Urbanos" , e como o Mundo Geek não quer ficar fora deste incrível tema eu resolvi falar sobre o trabalho dos brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo conhecidos mundialmente como "Os Gêmeos".
Os irmãos são responsáveis por surpreender as pessoas com seus desenhos em muros,edifícios e até mesmo em vagões de trem, normalmente desenhos com representações humanas de pele amarelada sempre envolvidas em inusitadas fantasias e situações.
Nascidos em São Paulo, começaram como representantes do hip hop no final dos anos 80, mas hoje suas obras não têm mais ligação com o movimento, apesar de ainda participarem de alguns eventos.
Atualmente os irmãos não são simples devotos da militância pois hoje suas criticas sociais carregam traços mais afiados.
Conhecidos por suas grandes intervenções urbanas, suas obras retratam o onírico surgindo em meio ao real: personagens que carregam consigo a dura realidade do cotidiano de uma cidade envoltos numa eterna influência folclórica, como se lendas, sonhos e histórias populares guiassem a vida dos cidadãos em pleno século XXI.
O trabalho dos gêmeos faz tanto sucesso que fez o grafite sair das ruas, chegando a museus do mundo inteiro. Em suas exposições, além dos painéis, encontram-se esculturas gigantescas, carros e instrumentos de musicais que funcionam customizados. Tendo que na maioria das obras, sempre é possível uma interação pois o público pode tocar, manusear e, nas peças maiores, como barcos, caixas e túneis, a entrada é permitida e incentivada.
Sempre mencionados com louvor, como grandes representantes da arte contemporânea, eles acabam impressionando pela imponência e riqueza de detalhes, ditas pelas suas esculturas que são na maiorias das vezes altas e feitas a base de material reciclado.
Países como os Estados Unidos, Espanha, Portugal, Grécia, Chile e é claro o Brasil, é comum se deparar com obras de até 6 metros de altura em ocasiões tais como sair do metrô, caminhar pela calçada ou olhar pela janela do carro.
Gustavo e Otávio Pandolfo são hoje os mais aclamados nomes da street art brasileira. O reconhecimento internacional veio em exposições como em Nova York, e quando grafitaram a fachada da Tate Modern de Londres. Os desenhos de personagens em contextos fantásticos, que antes ficavam só em painéis, agora integram obras abertas à interatividade.










