Mais Vistos

Posted by : DéhH sexta-feira, 4 de maio de 2012


O tema da semana é “Artistas Urbanos”, e eu vou focar meu texto nos grafiteiros e pichadores, bem... então vamos começar. A maioria das pessoas tem uma opinião já formada sobre o assunto, sempre assim:






Grafite = arte










Pichação = vandalismo











Pesquisando sobre o assunto achei um site onde essa opinião fica completamente expressa, abaixo tem alguns trechos do texto que eu li deles:

“Também há uma diferença entre a pichação, pois ela não é respeitada por ninguém. E o grafite é respeitado porque trata-se de uma arte muito bela. Porém, mesmo que o grafite seja muito belo, tem gente que não gosta desse tipo de arte.”

“Afinal, pichação é o ato de desenhar, rabiscar, ou apenas sujar um patrimônio (público, privado) com uma lata de spray ou rolo de tinta."

“Diferentemente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é o ato de vandalismo.

O grafite trata-se de um movimento, organizado nas artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque, como movimentos culturais das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem sempre divulgar essa ideia."
Fonte:http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/0,4761,542-9874,00.html 

Mas felizmente não é todo mundo que pensa assim, eu sou uma dessas pessoas, para explicar um pouco essa outra opinião a cerca dos pichadores e os grafiteiros, segue a baixo um trecho de um outro site:        

   as pessoas que escreviam suas tags, inscrições em paredes e vagões de metrôs em Nova York, no fim dos anos 60 e início de 70, se denominavam escritores. A mídia os apelidou de grafiteiros e essas tags, que se assemelhavam muito ao que chamamos no Brasil de pichação, com o tempo foram recebendo “enfeites” tais como desenhos figurativos e texturas.”            
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/grafite-x-pichacao-dois-lados-da-mesma-moeda 



Acho que fica bem claro nesse trecho que pichação e grafite sempre andaram juntos, e não da para separá-los, apesar de muitas pessoas tentarem tanto.


E você o que acha? Concorda com qual das duas opiniões? Comenta ai ;)

Deixe Um Comentário:

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Ethos 13 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -