Mais Vistos

Posted by : Lucas Iglezia domingo, 24 de junho de 2012



Esse é meu post de estreia aqui no Ethos 13, e já venho defender uma tese bombástica! Tá, nem tão bombástica assim, mas vale a pena pela criatividade.

É sabido de muita gente que grandes cidades pelo mundo afora tem reconhecimento a nível nacional e internacional; seus idolatras habitantes dão-lhes apelidos carinhosos, que sempre fazem menção a alguma característica do local. “Cidade Maravilhosa” e “Cidade Luz” são alguns exemplos.


Algumas possuem, entre outros pseudônimos, familiaridade com alguma fruta como no caso da “Big Apple” nova-iorquina e “Big Orange” californiana. São metrópoles que ganham tal alcunha originalmente pela grande produção e exportação de tais frutos; a “Big Apple” pode, para outras interpretações, fazer menção aos pecados e luxúrias da cidade, em uma apologia edênica.

As brazucas não fogem da salada de frutas: temos a “Terra do Morango” atibaiana que não me deixa mentir.

Mas e quanto a nossa linda e grande cidade? Nós temos a alcunha de “Terra da Garoa”, mas, convenhamos que garoa é algo que não se vê mais por aqui. Poderia ser “Terra da Enchente” ou “Veneza Brasileira”, talvez...

Mas venho defender a tese de que nossa linda Paulicéia, essa Sampa nossa de cada dia, receba o carinhoso e identificador apelido de “O grande abacaxi”. Por quê? Bem, o abacaxi é uma fruta típica dos trópicos, como São Paulo; é rica em água, como São Paulo; é casca grossa, espinhenta e rústica como a cidade também.

Porém é saborosa e riquíssima, assim como nossa digna megalópole é. E como tal, apesar dos pesares, ainda mantém a coroa na cabeça, se autonomeando, pela mãe-natureza, rei dos frutos. Segundo a sábia Wikipedia: (o abacaxi) “agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato”... apesar de nossa cidade não corresponder ao abacaxi na questão do olfato.

Entre tantas semelhanças e, levando ainda em consideração ser nosso Estado um grande produtor de tal fruto, eu termino com glórias minha defesa de tese. Aproveitemos agora da multiusabilidade de nossa “Big Pineapple”. E ao nosso próximo prefeito, muito cuidado ao pegar esse abacaxi nas mãos: apesar da grossura e aspereza da casca, se souberem cuidar bem do fruto, todos aproveitaremos melhor sua polpa doce e suculenta.

- Copyright © Ethos 13 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -