Mais Vistos

Posted by : Lety Escobar sábado, 15 de dezembro de 2012

'"E as crianças em que vocês cospem, enquanto tentam mudar seus mundos, são imunes aos seus conselhos. Elas sabem muito bem por aquilo que atravessam."
- David Bowie

Clube dos Cinco (1985)



Título Original: The Breakfast Club

Sinopse: Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.


Direção: John Hughes

Roteiro: John Hughes
Produtores: John Hughes, Michelle Manning e Ned Tanen






Filme que envolve drama adolescente nem sempre é bem visto, na maioria das vezes apenas mostram o que está em alta para o gênero e de maneira muito rasa, procurando satisfazer a euforia da "galera".
          Esses tipos de filmes trazem situações que a maioria de nos nunca, mas nunca mesmo passaria na adolescência,  porém em "Clube dos Cinco" não só nos identificamos com os personagens, como alguns viveram ou vivem as mesmas situações que eles.
          Este grande clássico dos anos 80 merece ser assistido e guardado com todo o zelo do mundo, a experiencia única que esse longa proporciona para cada um que já passou ou está passando por este período de vida é incomparável com outro longa.

         

"Somos todos bem bizarros, 
alguns de nós só escondem melhor" 

Claire Standish, a princesa.

Motivo da detenção: matar aula para ir ao shopping
História: é rica e mimada, parece fútil mas na verdade odeia ter que conviver e agir como seus amigos "populares". Tem problemas com os pais porque eles não se importam com ela e sempre tentam usá-la para atingir um ao outro.


John Bender, o criminoso. 

Motivo da detenção: vandalismo e rebeldia
História: típico adolescente rebelde que adora zombar e fazer piadinhas com todos. Mas a verdade é que por trás da fachada de bad boy existe um adolescente confuso e inseguro. Suas atitudes nada mais são do que um reflexo da violência doméstica que presencia e sofre.

Allison Reynolds, uma neurótica.

Motivo da detenção: Nada. Não tinha nada melhor para fazer no sábado.
História: a mais estranha dos cinco. Enquanto os outros sofrem por pressão ou maus-tratos, para os pais de Allison ela nem mesmo existe. Tem uma bolsa cheia de todos os tipos de bugingangas e está sempre pronta para fugir. Ela parece ter dificuldade em se expressar e quando isso acontece suas ideias são meio confusas, tudo que ela precisa na verdade é de um pouco de atenção.

Brian Johnson, o cérebro.

Motivo da detenção: um sinalizador que deveria ser um revolver, explodiu em seu armário.
História: sofre muita pressão por parte dos pais para ser sempre o melhor em tudo e tirar sempre as melhores notas. Pensou em cometer suicídio depois que zerou um trabalho. Ser tão inteligente e tentar ser sempre o melhor acaba se tornando um fardo que ele não quer mais carregar.


Andrew "Andy" Clark, o atleta.

Motivo da detenção: colou a bunda de um colega na cadeira
História: assim como Brian, também sofre pressão em casa. Seu pai quer que ele seja o melhor esportista, o número 1, não aceita ter um perdedor na família. Andy "aprontou" com o colega porque queria que o pai o achasse legal.



Curiosidades:

Atores prestam tributo ao diretor John Hughes durante a cerimônia (Foto: Reuters/Reuters)


- A cena em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seu castigo, não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores que falasse o que quisessem.
- O roteiro do filme foi escrito em apenas dois dias por John Hughes: 4 a 5 de julho de 1982.
O cineasta John Hugues aparece como o pai de Andy no final do filme, dirigindo o carro.
- Alison não fala até 33 minutos de filme.

- Ally Sheedy sugeriu a citação de David Bowie no começo do filme à John Hughes. O verso é retirado de sua canção "Changes". Ela pode ser encontrada no álbum de 1971, "Hunky Dory".


    Discípulos do diretor John Hughes, os atores Matthew Broderick ('Curtindo a vida adoidado'), Macaulay Culkin ('Esqueceram de mim'), Ally Sheedy ('Clube dos cinco'), Molly Ringwald ('Clube dos cinco' e 'A garota de rosa shocking'), Judd Nelson ('Clube dos cinco'), Jon Cryer ('A garota de rosa-shocking') e Anthony Michael Hall ('Clube dos cinco' e 'Mulher nota 1000') se reencontraram no Oscar 2010 (Foto: Reuters)




    Homenagem ao filme feita pela MTV em 2005, quando o filme comemorou 20 anos de sua estréia.


    "Prezado Sr. Vermon,

              Aceitamos ter que passar o sábado de castigo pelo o que fizemos de errado. O que fizemos foi errado. Mas é loucura nos forçar a escrever uma redação sobre nós mesmos. Você não liga de qualquer maneira. Você nos ver como quer, de uma maneira simplista e que mais lhe convém. Você nos vê como o gênio, o atleta, a louca, a princesa e o marginal.
     Certo? É isso que achávamos de cada um de nós quando nos encontramos. Sofremos uma lavagem cerebral."

    Deixe Um Comentário:

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

    - Copyright © Ethos 13 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -