Mais Vistos

Posted by : Kika Tintiliano quarta-feira, 11 de julho de 2012

Túnel do tempo: 60, 70, 80

Tivemos o Dia Mundial do Rock essa semana e nada mais inspirador que esse dia para falar de moda e fazer uma releitura de algumas épocas e características influenciadas por momentos e estilos musicais bem marcantes.

Caracterizado por uma época revolucionária e de rebeldia, os anos 60 transcendeu grandes mudanças influenciadas pela cultura pop e rock and roll. As garotas começam a deixar a ingenuidade de vestidos compridos sem muitos cortes e passam a ousar de uma postura no modo de se vestir que para época era considerado um ato de rebeldia, desafiando o que antes eram praticamente regras, para expor a própria liberdade.


Passam a chamar atenção para as suas curvas e pernas, modificando o mundo da moda com minissaias e vestidos rodados e bem cinturados com cortes e estampas geométricas, confundindo um ar inocente com a ousadia. Algumas desfrutam e ousam ainda mais ao desfazer o símbolo feminino visto nos vestidos para assumir as calças cigarette, exibindo uma tendência que ainda usamos nos dias de hoje.
E falando nos dias de hoje, o couro foi tão bem recebido naquela época que até nos anos atuais é possível vê-lo extravasando atitude sobre ombros e (por que não?) pernas de garotos e garotas pelas ruas. Nada mais rock and roll que uma bela jaqueta de couro.



















Ah, e o adorável anos 70!
Ano marcado por um novo comportamento dos jovens, época de muita atitude, da fase da discoteca e do inesquecível Festival de Woodstock. Digamos que os anos 70 foi um ano de muita cor, alegria e celebração, marcado pela geração hippie, geração que acreditava e defendia em atitudes a liberdade, a paz e o amor.

Nesta época, para os homens, usar roupas coloridas era um simples ato de interagir com a época em que viviam. Aposentam a roupa formal para dar lugar as blusas coloridas com estampas inspiradas em seus ídolos do rock psicodélico. Transformam a calça jeans em peças surradas e artesanais cheias de cores, já a calça militar é usada com exageradas boca-de-sino.


As mulheres transpassam um jeito bem mais natural e despojado – há quem diga “largado” - que a década anterior. Ou eram minis ou eram belas saias longas inspiradas no estilo indiano. O jeans continua reinando, mas agora cheios de enfeites, cores e bem mais surrados que antes. Os cabelos compridos recebem belas flores e chapeus para combinar com a vida suave que muitos preferiam levar em San Francisco.

Pantalonas, miçangas, crochê, bijuterias, algodão barato... A grande sacada dessa época era não parecer nada normal.




Já os anos 80 foi a época do poder, da New Wave, época de Cyndi Lauper, de Madonna e também marcada pelo movimento Punk. Uma época com características dos anos 60, porém mais exagerada e futurista. Nada de moda simplória.

As tachinhas ou rebites são acessórios marcantes nessa época, assim como o uso do All Star, botas e coturnos. O jeans continua transitando e chega ao seu ápice nessa época, sem a boca-de-sino, mas também dá espaço as calças coloridas.
Fora do estilo punk, as mulheres viviam uma época de disputa com os homens no mercado de trabalho, o que as remetiam ao uso de gola alta e casacos com ombreiras suficientemente equilibradas com a imponência e a elegância que precisavam passar. Outrora, eram as panos mais excêntricos como roupas de ginástica, extremamente coloridas, que davam ênfase ao estilo das mulheres em seu cotidiano.

Ninguém se importa com os cabelos bagunçados e volumosos, descoloridos ou coloridos e desconectados.


Será que, ao nos vermos nos dias atuais, seja nas atitudes ou no modo como nos vestimos, podemos dizer que fizemos uma releitura das épocas em que nossos avôs e pais viveram para fazer as nossas próprias criações?

- Copyright © Ethos 13 - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -