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Posted by : Lucas Iglezia terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Entenda o que é e como funciona o obturador e diafragma
 
    Fala galerê! Hoje vou falar sobre um assunto primordial para continuarmos nossa jornada camerística e fotográfica aqui nesta não tão humilde coluna semanal: elementos de controle da luz.

    Como já dito aqui, fotografia é escrever (ou desenhar) com luz. Porém, não é só jogar luz no papel e voilá! fez-se a fotografia. Assim como dependemos de pincéis para pintar com tintas, dependemos também de mecanismos que irão atuar como controle da quantidade e intensidade de luz que irá entrar na câmara escura fotográfica. Tais controladores são o Diafragma e o Obturador. Vamos conhecê-los?


#partiu

Obturador: a cortina da câmera

Prazer, controle de obturador!
    Sabe quando você pega a câmera, aperta aquele lindo botãozinho (chamado de disparador) e faz aquele orgasmático som 'claque'? Esse som nada mais é que a evidência de que teu obturador está funcionando, jovem padawan!

    O obturador é uma espécie de cortina que fica entre a lente e o filme (ou sensor, nas digitais). Essa cortina - que pode ser de plástico, pano ou diversos materiais - vai controlar o tempo em que sua foto ficará exposta à luz. A regra é simples: quanto mais tempo ficar aberto, maior será a quantidade de luz que entrará na câmera, e vice-versa. Isso irá controlar se sua foto ficará subexposta (mais escura) ou superexposta (mais clara).



Diafragma: a íris da lente

    Enquanto o obturador vai atuar controlando o tempo de exposição e protegendo o filme/sensor, o diafragma atua de uma maneira um pouco diferente. Ele é aquela famosa peça com um buraco central que abre e fecha, conforme sua pré-programação. Ele fica localizado nas objetivas, e não na câmera fotográfica.


    Sua função é controlar a quantidade de luz que entrará no sensor, sendo que quando ele está mais aberto entrará mais luz, e quando está mais fechado, menos luz (Captain Obvious!). Essa abertura é medida por valores como f/2, por exemplo. Quanto mais baixo o valor, mais aberto estará o diafragma. Costuma-se utilizar um mínimo de f/1.6, indo até f/22 (mas há muita variação de lente para lente). 

Diafragma e suas diferentes aberturas
    Outra coisa interessante que podemos falar sobre o obturador e o diafragma são os "efeitos" que eles causam nas fotos. Com o obturador podemos trabalhar a sensação de movimento das fotos. Já viram aquelas imagens clássicas de cachoeiras em que parece que a água é um fino véu ou outras em que os pingos ficam congelados? então, isso é feito através do obturador: quanto mais tempo ele fica aberto mais "embaçada" ficará a imagem em movimento, e quanto menos tempo, mais congelada ela ficará.


"Hã? perai, cuméqueé?"


Exemplo de tempo de exposição mais lento (esq.) e mais rápido (dir.)

    O obturador trabalha com velocidades altíssimas, questão de centésimos e milésimos de segundos. Suas velocidades costumam ser medidas como 1/250 ou 1/500, por exemplo, que seria a divisão de 1 segundo com o número seguinte (no nosso caso 250 ou 500). Trabalhando em velocidades altas, o tempo de exposição é curto, então ele vai pegar somente o movimento exato do clique. Já as velocidades mais baixas (que podem ser de 1 segundo, 2...), irão expor o filme/sensor por muito mais tempo, fazendo com que o assunto em movimento passe borrado pela foto, dando a típica sensação do movimento.

    Já o diafragma vai controlar algo chamado de profundidade de campo, que é aquele embaçamento (ou não) que fica no fundo da imagem, no segundo plano. Quanto maior a abertura do diafragma, menor será a profundidade de campo, ou seja, mais embaçado ficará aquilo que não está em foco. Capisce?

Exemplo de como funciona a profundidade de campo (conhecida também como DOF - Deep of Field)
    Devemos lembrar também que ambos trabalham juntos, e dependem de bom senso e conhecimento do fotógrafo para que cumpram seu trabalho de forma satisfatória. Se você deixar o diafragma muito aberto e o obturador com um tempo longo de exposição, tudo que você conseguirá é um borrão de luz na tua foto (ou seja, você vai estourar a imagem). Ao mesmo tempo que uma abertura pequena e um curto tempo de exposição farão que você produza uma mancha escura.

    Cabe muito bem usar o famoso exemplo da torneira. Podemos comparar o mecanismo de abertura da torneira com o diafragma e o tempo em que ela permanece aberta com o obturador: se ela ficar muito tempo aberta, ela encherá o local com mais água do que se ficasse pouco tempo, assim como podemos controlar também se ela irá encher o local com um filete de água ou uma enxurrada, controlando o fluxo de abertura dela.

O exemplo da torneira ajuda muito a entender o controle do diafragma e obturador
    Para que aprendam na prática, segue uma dica de site que simula o funcionamento de uma câmera. Nele você pode brincar com aberturas e tempo de exposição, vendo seus efeitos nas imagens. Pratiquem e bora fotografar depois!


    Volto em um clique!

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