- Voltar »
- PeB ao Colorido »
- P&B ao Colorido #27
Posted by : Lucas Iglezia
terça-feira, 5 de março de 2013
Fotos de bichinhos e florzinhas...
Com um "ÃO" a mais!!!
Com um "ÃO" a mais!!!
Fala galera de cowboy, fala galera de pião! Mais uma terça recheada de fotografia para vocês, que tal? Estou adorando os acessos, continuem assim que está legal pra caramba. Funciona assim mesmo: vocês curtem, eu produzo mais textos com conteúdos bacanas para vocês, dando continuidade nessa grande roda da vida fotográfica!
E por falar em coisas grandes... digam quando você poderiam ver detalhes de seres minúsculos como uma formiga por exemplo? o que possibilitaria tal feito? Se você chegar bem perto dela, por exemplo, você não vai ver tantos detalhes assim. Aproveite agora então, e conheça cada partezinha de uma formiga!
| Wow, uma formiga gigante! (Foto/gdefon) |
Você pode fazer fotos macro com basicamente qualquer tipo de câmera hoje em dia. Porém, os resultados podem ser melhores ou piores dependendo de como você fará, ou do equipamento utilizado. Macrofotografias profissionais costumam utilizar equipamentos caros como câmeras com um bom sensor, lentes macro ($$$) e diversos outros apetrechos.
No entanto você, que tem uma câmera comum mesmo, como todos nós, reles mortais, pode dispor de alguns artifícios. A maioria das câmeras digitais já vem com uma opção macro (aquele simbolo de florzinha ativa a função macro), o que ajuda na hora de controlar o foco e abertura de uma foto de detalhes. Outro artifício que pode ser utilizado é o uso da técnica da lente invertida, que você irá simplesmente utilizar tua lente ao contrário do que o comum, com aquela parte do encaixe para fora. Você não conseguirá controlar muito bem o foco com essa técnica, o que vai exigir muita prática até conseguir bons resultados.
A fotografia macro pode ser feita bem de perto (o que pode espantar os objetos vivos que serão fotografados), ou então você pode usar uma lente teleobjetiva para conseguir bons resultados de longe. O ideal para tirar boas macro é ter uma boa luz (esqueça tirar fotos com o sol a pico, por exemplo), uma abertura mínima de diafragma, para ter uma boa profundidade de campo e detalhar bem o objeto central, e uma velocidade rápida de obturador, para que o objeto se mantenha estático, não em movimento.
Usem e abusem do macro, e garantam ótimas imagens, como as disponíveis abaixo:
![]() |
| Foto: Alan M |
| Foto: Bryan Johnson |
| Foto: Fabio Visentin |
Boa sorte e muitas fotos para vocês!






