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Posted by : Lucas Iglezia terça-feira, 14 de maio de 2013

Besourinho, Fusquinha, Fusqueta, Volls, Bala, Fuca... popular no Brasil e no mundo todo, o Volkswagen Fusca foi um divisor de águas no que diz respeito à forma de fazer publicidade. E tudo começa lá nos Estados Unidos, na década de 60...

Após uma Segunda Guerra Mundial sangrenta, com diversas baixas, as famílias norte americanas cresceram (num fenômeno conhecido como baby-boom). Junto com esse crescimento, houve também o aumento do sonho de consumo, com americanos comprando mais e procurando novamente o "American Way of Life". A alemã Volkswagen tentaria, então, colocar seu carrinho popular no mercado Yankee, por que não?

1º - os americanos (e todo o mundo ocidental e soviético) adquiriu um ódio extremo pelo nazismo e, obviamente, pelos alemães;
2º - o estilo de vida norte americano não combinava com um carro compacto, tendo em vista a época dos luxuosos Rolls Royce, Cadillacs e afins...

Qual a sacada então? O publicitário Bill Bernbach, presidente da famosa agência Doyle Dane Bernabach (DDB), usou de humor e mudou a forma de fazer publicidade. Com um anúncio simples, Bill convidava a conhecer um carro simples, uma segunda alternativa para as famílias numerosas dos USA.

Resultado? pense pequeno no lugar de pensar grande! Confira abaixo a peça feita na época.

Think Small: um conceito de promoção honesta de um carro honesto; o abandono de uma publicidade sonhada; o início da era criativa da publicidade.

Achei aqui ó: Cérebro Criativo

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