- Voltar »
- Crônicas , Selva Pauliceia »
- O crack da exclusão
Posted by : Lucas Iglezia
domingo, 8 de julho de 2012

![]() |
| Ilustração: Edimilson Costa |
Mas... Por que estou falando tudo isso? Porque isso é muito sério, e devemos nos preocupar o mais rápido possível.
Alguém acha, já iniciando o motivo desse discurso, que a “limpa” na Cracolândia, na Luz, foi em prol dos transeuntes, e os centro de reabilitação (?) estão ajudando os usuários da droga? Volte para o útero de suas mães se realmente acreditam nisso!
Basta passar nas cercanias da Praça da Sé, República, João Mendes e outros pontos para ver, a plena luz do dia, vários usuários de crack com cachimbos ou pedindo dinheiro para comprar a devida substância. Vemos cada vez mais figuras castigadas pelas drogas, entrando em um mundo praticamente sem volta. Quer dizer, a volta depende – e muito – do próprio usuário que, desamparado nas ruas, marginalizado, esquecido, não encontra força suficiente para alavancar sua autoestima e abandonar o vício.
Sim, mas a Nova Luz vai trazer mais “vida” para a cidade com parques, prédios bons, monumentos... Vai trazer mais vida para a economia elitista!
Enquanto isso, a verdadeira vida continua se esvaindo na frente dos olhos de qualquer pessoa que passe pelas ruas da cidade, que se perdem no meio da magnificência dos edifícios, transformando o ser humano em qualidade de meras sombras, sendo chamados de lixo, vivendo à margem de uma sociedade que exclui cada vez mais.
Esquecidos por não serem nem dominantes e nem dominados, acabam não sendo nada mais que meras figuras torpes, que “enfeiam” a paisagem urbana. Figuras que, para grande parcela, não passam de meros objetos que deveriam ser descartados, sem vida, sem sentido.




